quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Moda Democrática?

A moda é democrática? Aonde?!

Quem foi que disse que a moda é democrática? Alguém já viu um desfile de alta costura, das grandes marcas como Armani, Dior, Carolina Herrera e outras, que ocorra mensalmente com plus size? Se sim , por favor me mande! Infelizmente o mundo da moda ainda se encontra na ditadura, mas com um tom de falsa liberdade, como a política brasileira. A moda ainda é feita para pessoas extremamente magras, é irônico usar uma palavra como "Democracia" neste mundo. Claro que como estudante de moda, eu compreendo os motivos pelo qual apenas usamos modelos altas e magras, se trata da versatilidade. Até este ponto, a moda não me incomoda pois enquadra seu papel de apresentar uma peça de roupa em um "Cabide humano", o problema é confundir isso com uma palavra que induz a "justiça" ou "aberta". 


  " Ah mas agora, não existe um padrão, cada um têm seu estilo próprio." 


Com toda a certeza hoje temos a liberdade de nos vestirmos com nosso estilo e sair às ruas sem causar " grandes impactos", até podemos chamar a atenção pelo estilo diferente para os mais conservadores, mas a tolerância se tornou maior. Mas a grande verdade é que deixamos de usar muitas coisas por receio da opinião alheia. Uma grande prova disso é uma experiência que fiz em um dia de semana. Me vesti de uma forma que sei que não fico em nada elegante e que em nada me favorece e para minha surpresa? Não chamei tanta a atenção assim, mas o mais curioso foi notar que as pessoas que me conhecem fizeram seus burburinhos. 


Talvez a democracia à que as pessoas tanto se referem da moda, se deva mais à falta de tempo das pessoas, a informação e a tecnologia que tomaram um espaço em nossas vidas desproporcional. Não vejo mais aquele hábito de se sentar ao ponto de ônibus e notar o que acontece em volta, e para ser honesta poucos percebem que estão sendo observados. Creio que não podemos chamar isso de democracia, é mais um super "overdrive" de informação com que faz que cada um cuide da sua vida, pois adicionar as informações de alguém seria demais, e isso nos torna mais tolerantes ao que "vemos". Mas creio que essa parte já seja assunto para outro post. 


O que quero concluir em tudo isso, é que a moda só será democrática quando não existirem mais Desfiles internacionais famosos e tão pouco revistas de moda que ditem "Tendências". Será o dia em que o "Glamour" deixará de existir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário